Em Paris, Basquiat x Warhol na Fundação Louis Vuitton, numa exposição incrível, com cerca de 160 obras em que os dois artistas trabalharam juntos. Dá pra imaginar o resultado disso? É mesmo impactante. Um retrato visceral da arte pop de Nova York dos anos 1980, quando os dois se encontraram, e um grito permanente sobre questões sociais, especialmente o racismo. Mas vou fazer um post específico sobre esta mostra (que segue até 28 de agosto).
Porque agora quero mesmo é falar de Jean-Michel Basquiat® no Brasil. O artista – que morreu aos 27 anos sem imaginar que hoje seria considerado um dos mais caros do mundo! – está num drop da Reserva. Esta é a primeira collab dele com uma marca brasileira, que exalta a arte e a cultura urbana bem características deste gênio.
Nas camisetas de mangas curtas e longas, moletons e hoodies (moletons largos e com capuz, bem street), algumas reproduções dos traços marcantes e intensos do garoto que nasceu no Brooklyn e muito cedo descobriu os muros como tela para os seus traços marcantes. Tanto que não demorou a ter seu talento reconhecido.
Basquiat tinha mesmo uma visão única do mundo. E suas obras, aparentemente singulares, expõe realidades atemporais. Impossível não se emocionar frente ao seu trabalho instigante, provocante. Alguns destes traços estão justo aqui, em 20 modelos com estampas únicas, perfeitas para quem gosta de moda e arte.