A moda digital já está na Universidade

Vídeo-desfile do OctaFashion, que marca a formatura em Moda da Udesc, aponta para os novos caminhos do setor e antecipa o futuro com requintes tecnológicos. Os novos processos de criação e desenvolvimento de produtos de moda estão revolucionando o setor. E prometem revelar alternativas cada vez mais impactantes, que não estão sendo desprezadas por quem aprende Moda na universidade.

E o Octa Fashion mostrou exatamente isso. O celebrado evento que apresenta anualmente as minicoleções dos formandos da Universidade do Estado de Santa Catarina aconteceu em dezembro, em versão 100% digital. Uma alternativa para driblar os limites impostos pela pandemia. Mas que permitiu aos alunos dar provas categóricas do que ainda pode parecer muito incipiente.

As tecnologias já estão sendo cada vez mais utilizadas e mais intensamente aplicadas neste setor. Foram aceleradas nos últimos dois anos. Justamente por isso o Octa Fashion 2021 se transformou em vídeo-desfile. Depois de nove edições em forma física – com grande produção e muita expectativa – ganhou sua primeira versão virtual e em 3D. Mas da mesma forma que em anos anteriores, provocou o pensar e o agir imediato. Testou ainda mais a criatividade dos estudantes e está no ar no canal do Ceart (Centro de Artes da Udesc) no YouTube.

 

Entre depoimentos sobre a inciativa, avatares assumem o posto de modelos e exibem 74 looks conceituais dos 37 formandos. O processo não foi fácil, exigiu capacidade de aprendizagem sobre como solucionar problemas e organizar um evento de forma remota. Em contrapartida, acelerou esse conhecimento para atender a um mercado que já está solicitando profissionais com tal competência. E construiu mais um capítulo na história da inovadora faculdade de Moda, que há anos vem sendo apontada como a melhor do Brasil pelo Guia do Estudante.

Sob o tema “Fluidez”, sua impermanência e transformação, tudo acabou conjugando – do desenvolvimento da coleção à gestão do novo produto. As ideias saíram do papel nas disciplinas de modelagem e de confecção, viraram protótipos digitais e contaram com 18 softwares específicos até tomar forma, num trabalho editado em 90 dias.

Foram usadas tecnologias que ainda estão sendo experimentadas pelos principais estúdios de moda digitais do mundo, com profissionais que dominam uma ferramenta bem específica para essa criação. São recursos que vêm sendo aperfeiçoados rapidamente, uma vez que a moda digital está se posicionando. O mercado vai demandar essa aptidão e o designer de moda 3D será essencial na indústria da moda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Vamos conversar?

×